Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Apresento o Programa Jornal 60 Minutos Rádio Bianca-Umuarama Pr

08 julho 2013

Manifestantes são retirados de sabatina de candidatos ao Tribunal de Contas.

Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo  /
As sabatinas aos candidatos que disputam o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC) começaram com tumulto na manhã desta segunda-feira (8), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Com cartazes e gritando palavras de ordem, um grupo de quatro manifestantes entrou na sala onde os candidatos são ouvidos, sendo retirado do local pelos seguranças da Alep. As sabatinas devem acontecem até quinta-feira (11).
De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, os manifestantes começaram a gritar palavras de ordem por volta das 10 horas, o que atrapalhou a sabatina do candidato Eduardo Kardush. Retirados da sala, os manifestantes passaram a acompanhar a sessão do lado de fora.
A determinação da retirada dos integrantes da manifestação partiu do presidente da Comissão Especial do processo de escolha, deputado Elio Rusch (DEM). Ele afirmou que o protesto estava prejudicando o candidato ouvido, o que feria o regimento da Alep.

A assessoria de imprensa informou que a sala onde as sabatinas ocorrem tem capacidade para cerca de 20 pessoas, o que impede que todos os interessados em acompanhar o processo entrem no local. Alguns expectadores, assim, precisam ficar do lado de fora, perto da porta.

Eleição tem 42 candidatos
O total de concorrentes que disputará a vaga atingiu o número recorde de 42 pessoas. O processo de sabatina para os candidatos ocorre entre os dias 15 e 17, sempre tendo quatro possíveis conselheiros ouvidos a cada hora.
Apesar do número recorde de candidatos, a disputa pelo posto de conselheiro é considerada pelos deputados um jogo com resultado já definido. A tendência é que o eleito seja um deputado estadual: Fabio Camargo (PTB) ou Plauto Miró (DEM).
Os próprios deputados, que dão a palavra final sobre a escolha, admitem que o corporativismo vai prevalecer e um colega de Assembleia será eleito. Um dos argumentos é de que um político é mais preparado para o cargo por aliar o conhecimento técnico à própria experiência política. Os demais concorrentes, porém, discordam.
Gazeta do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário