Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Apresento o Programa Jornal 60 Minutos Rádio Bianca-Umuarama Pr

06 janeiro 2011

Moacir Silva trabalha para garantir voos.







Umuarama - Para que a região noroeste possa ter uma linha aérea diária que a ligue com Curitiba, a partir de Umuarama, não basta tão somente que a Prefeitura cumpra as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dotando o aeroporto local de melhorias no terminal de embarque e desembarque e com todos os planos aeroportuários necessários. Foi para explicar o que mais precisa que o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, convidou prefeitos e vereadores para uma conversa que ocorreu ontem (quarta-feira) no auditório do Paço da Amizade.

Ele explicou que existe uma empresa, a Sol Linhas Aéreas, que se propôs a implantar a conexão Umuarama-Curitiba, ida e volta, sem escalas, diariamente, utilizando um avião LET410, com capacidade para 19 passageiros. A saída de Umuarama estaria prevista para às 6 horas da manhã, chegando à Curitiba às 7h25. O retorno, às 21 horas, com chegada prevista para às 22h25 (a exceção seria no sábado, quando o vôo para Curitiba manteria o mesmo horário de ida, mas o retorno só ocorreria no domingo). "As pessoas poderão resolver seus assuntos em Curitiba e no mesmo dia estar de volta à Umuarama", afirmou o prefeito.
Conforme Moacir Silva, esse horário também permitirá que o passageiro que sair de Umuarama poderá fazer conexão com qualquer grande centro brasileiro, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília já que o horário de chegada em Curitiba (7h25) permite embarcar para outros destinos. 
A empresa, entretanto, faz algumas exigências, entre elas, a garantia de que nos primeiros 6 meses de operação, haja garantia de lotação dos vôos diários. Ou seja: 19 passageiros que vão à Curitiba e outros 19 que voltem para Umuarama. Por isso o prefeito umuaramense iniciou ontem uma verdadeira cruzada para encontrar parceiros para cumprir essa exigência inicial da Sol. "Eu procurei várias empresas aéreas, como a Gol, a Azul, a Pantanal, entre outras, mas nenhuma manifestou interesse a curto prazo em fazer essa linha. As que se propuseram estudar o assunto já adiantaram que os horários dos vôos serão estabelecidos por elas", informou Moacir Silva.
O prefeito de Umuarama está propondo aos seus colegas dos municípios da região da Amerios que cada Prefeitura compre uma cota mensal de passagens, o mesmo fazendo as Câmaras de Vereadores. "Eu acredito que essa é uma oportunidade única que a região tem para obter essa ligação aérea com Curitiba e com o Brasil todo" insistiu Moacir, lembrando das dificuldades que todos encontram a necessitar se deslocar até Maringá para embarcar num avião, em horários impraticáveis e se sujeitando aos riscos oferecidos pelas rodovias da região, em especial da PR-323.
Disposto a levar a proposta da empresa a outros segmentos da sociedade, além do setor público, Moacir Silva se desdobra ao falar sobre as vantagens da existência dessa linha aérea Umuarama a Curitiba. "Será uma facilidade para os empresários, para os profissionais liberais, para entidades, pois teremos uma aeronave exclusiva para fazer esse vôo diariamente. Com essa conexão teremos mais facilidade para atrair novos investimentos na região, mas é preciso ter coragem para assumir esse compromisso", afirma.
O prefeito pretende reunir-se nos próximos dias com setores organizados não apenas para expor a proposta da empresa aérea, mas também para avaliar o interesse geral em torno dessa linha aérea. "Acredito que muitas empresas, prestadores de serviço, indústrias que poderão assumir o compromisso de garantir a compra de passagens o que nos permitirá viabilizar essa conexão. Aliás, Moacir Silva inclusive adiantou que tiverem interesse nessa proposta para que se manifestem, entrando em contato com o Gabinete da Prefeitura pelo telefone 3621-4141 ou pelo e-mail gabinete@umuarama.pr.gov.br.

OBRAS NO AEROPORTO
Enquanto isso, as obras de reforma e ampliação do terminal aeroviário de Umuarama continua em ritmo acelerado. A previsão é terminar a empreitada até 30 de maio, mas o prefeito tem cobrado que os serviços sejam acelerados. Caso se concretize o estabelecimento da linha aérea, a Prefeitura vai improvisar uma área para abrigar os passageiros enquanto a estação não estiver concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário