Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Apresento o Programa Jornal 60 Minutos Rádio Bianca-Umuarama Pr

08 janeiro 2011

Vai um Passaporte ai!!!


A regra para emissão de passaportes diplomáticos tem sido usada pelos deputados e parentes para conhecer o mundo e literalmente fazer turismo. Pelo menos dois terços desses passaportes especiais solicitados pela Câmara dos Deputados ao Itamaraty, entre fevereiro de 2009 e ontem, foram para mulheres, maridos e filhos dos parlamentares. E cerca de 87% dos vistos internacionais para esses documentos tiveram motivação turística, segundo dados da Segunda Secretaria da Câmara, responsável por essa tarefa.
O Estado teve acesso à relação de ofícios que tratam da emissão de passaportes diplomáticos e de vistos que passaram pelo órgão nos últimos dois anos. Os destinos das viagens, inclusive agora, em pleno recesso parlamentar, são os mais variados: Miami, Las Vegas, Nova York, Atlanta, Dubai, Vancouver, Buenos Aires, Austrália, Japão, entre outros lugares.
Filhos de deputados que vão passar um período de estudos no exterior também aproveitam para viajar com o passaporte especial. Quem tem esse documento recebe privilégios em aeroportos, como fila e atendimento especiais, prioridade em bagagens e, dependendo do país, fica até dispensado da necessidade de visto.
Passeio x missão. Desde 2009, a Segunda Secretaria solicitou 662 vistos para viagens de deputados e parentes que têm o documento especial. Desses, 577 foram para 'turismo'. Apenas 69 cumpriam o objetivo de missão oficial, a trabalho.
O balanço da Câmara mostra que cerca de 360 passaportes diplomáticos foram emitidos nestes últimos dois anos. Esse número é parcial porque atinge metade do mandato do deputado. Desde de que assume, o parlamentar já tem direito a solicitar o documento especial para ele e seus parentes. De acordo com os dados, pelo menos 125 passaportes foram emitidos para filhos e 110 para cônjuges.
O registro da Segunda Secretaria mostra que, no dia 21 de dezembro do ano passado, o deputado Carlos Leréia (PSDB-GO) mandou o Ofício nº 250/2010 pedindo passaporte diplomático e visto para ele, a mulher e três filhos viajarem para Miami. O período do passeio, segundo o documento, seria de 3 a 17 de janeiro deste ano, no recesso parlamentar. Um requerimento em nome do deputado Décio Lima (PT-SC) pede passaporte diplomático e visto para ele e sua mulher irem a Las Vegas, cidade famosa pelos cassinos, entre 10 e 25 de janeiro.
Em 2 de junho de 2009, Alexandre dos Santos (PMDB-RJ) pediu o documento especial para ele e a mulher. Naquele ano, usaram o documento para viajar a turismo para Dubai (Emirados Árabes) e Nova York (EUA). O deputado Charles Lucena (PTB-PE), sua mulher e mais três filhos pediram o passaporte diplomático para passear em Miami em julho de 2009.
Em julho de 2010, a Segunda Secretaria providenciou passaportes diplomáticos para dois filhos de Ratinho Júnior (PSC-PR) viajarem a 'turismo', segundo a Câmara, para Miami.
Lei. A legislação da emissão de passaporte diplomático é vinculada ao Decreto 5.978/2006. Os membros do Congresso e seus 'dependentes' têm direito ao documento. Segundo o Itamaraty, se enquadram nesse perfil 'cônjuge ou companheiro, filhos, inclusive os enteados, até 21 anos de idade ou, se estudante, até 24 anos ou, se inválido, de qualquer idade'.
O Estado procurou, mas não localizou os deputados citados na reportagem.
Senado. O Senado informou que requereu ao Itamaraty nos últimos dois anos a emissão de '70 a 80' passaportes especiais. O total de documentos diplomáticos solicitados pela Casa anualmente ou nos últimos oito anos é mantido em sigilo. No início de cada legislatura o Itamaraty recebe o pedido de emissão de passaportes especiais para os 81 senadores, antes mesmo de eles requererem o benefício. / COLABOROU ROSA COSTA
Sem controle
O Itamaraty não informou o número total de passaportes diplomáticos válidos atualmente. No Ministério de Relações Exteriores há setores que defendem a extinção do documento especial.

Acidente entre biarticulado e ligeirinho deixa pelo menos 40 feridos.

Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo /


Um acidente entre um biarticulado e um ligeirinho deixou pelo menos 40 feridos na tarde deste sábado (8) em Curitiba. A colisão aconteceu, por volta das 15h30, na esquina da Travessa da Lapa com a Rua André de Barros, no Centro. Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhuma vítima corre risco de morte.
Um ligeirinho de Fazenda Rio Grande, da empresa Leblon, bateu de frente na lateral de um biarticulado, da linha Santa Cândida/Capão Raso, da empresa Glória. A Rua André de Barros e a Travessa da Lapa possuem semáforo. O acidente teria ocorrido depois que um dos motoristas dos ônibus furou o sinal vermelho. O condutor do biarticulado tentou desviar do ligeirinho e a frente do veículo acabou invadindo uma loja de imóveis.
“Eu vi que pouco antes do choque, o ligeirinho já vinha buzinando, provavelmente porque o sinal estava mudando de cor”, conta o auxiliar de produção Alcides de Oliveira Francisco, que passava próximo ao local do acidente no momento da colisão.
A atendente Márcia Cardinal estava dentro do biarticulado que se envolveu no acidente. “Quando o expresso passou no cruzamento, o ligeirinho bateu com tudo. Foi coisa de segundos. Eu me segurei e não cheguei a cair, mas várias pessoas caíram”, contou. “O ônibus parecia estar em uma velocidade normal”, disse Márcia.
Segundo o tenente coronel Luiz Henrique Pombo, dos Bombeiros, pelo menos 16 viaturas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local para prestar atendimento às vítimas. Um helicóptero também foi utilizado para transportar os feridos para hospitais da capital. “Tivemos 40 vítimas com ferimentos. Foram mais cortes e escoriações. A pessoa que inspira mais cuidados é o motorista do ligeirinho, pois foi quem sofreu o maior impacto”, diz Pombo.
Até as 17h20, o cruzamento da Travessa da Lapa com a Rua André de Barros permanecia totalmente bloqueado. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da capital estão no local para orientar os motoristas.
Fonte Gazeta do Povo

Chocolate que emagrece é promessa de empresa brasileira.


Um bombom que ajuda a combater a gordura ingerida durante as refeições é o mais recente lançamento da OligoFlora, empresa paulistana especializada em oligotecnologia, técnica que atua no tratamento de disfunções orgânicas.
A promessa da empresa é a redução de até 5 quilos através da ingestão diária do chocolate aliada à massagens e ainda a uma reeducação alimentar. Todo o tratamento dura sete semanas e é realizado em 15 seções.
Disponível nos sabores castanha de caju, castanha-do-pará, crocante e tradicional, o bombom é composto por proteínas encontradas no feijão branco, que auxiliam na redução da absorção de carboidratos ingeridos diariamente pelo organismo.
Márcia Lima
Imagem: reprodução

Frustrado, Grêmio critica leilão, detona Assis e desiste de Ronaldinho.





O sonho do Grêmio de novamente contar com o talento de Ronaldinho terminou na tarde deste sábado. Depois de a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, praticamente acertar com o craque, o mandatário do time gaúcho, Paulo Odone, anunciou a desistência do clube na negociação. Frustrado, o dirigente criticou o leilão feito por Assis, irmão e agente do meia-atacante.
"Encerrei as negociações. Comunicamos ao Assis sobre isso. Está acabado o assunto Grêmio e Ronaldinho. Ele (Assis) pode receber e fazer mais propostas, mais leilões. Sugiro que ele procure o Corinthians, que ficou de conversar. Isso é mercado, não o que tínhamos acertado, tomei a deliberação, com a maior frustração", lamentou o presidente gremista, em entrevista coletiva concedida no Estádio Olímpico.
Durante todo o pronunciamento, Paulo Odone criticou o modo pelo qual Assis dirigiu a negociação. De acordo com o dirigente, o Grêmio chegou ao limite financeiro para tentar trazer o craque, cutucando o irmão do atleta pelo preço pedido.
"A última versão do contrato era a sétima, e todas as modificações ocorreram por conta de pedidos do Assis. Estávamos trazendo um jogador para se redimir com o passado, não alguém que está no mercado. Para isso, o Ronaldinho é muito caro para o Grêmio. Aliás, esses valores são muito altos até para ele e qualquer outro grande craque", alfinetou Odone, que não escondia a tristeza pelo fato.
Redação Terra

 

    A sua alegria voltou!



    Como aconteceu em 2010, que o Santos deu muitas alegrias não só para a torcida Santista, mas também para todos que gostam de ver um bom futebol. O Santos neste ano de 2011 pretende ser campeão da Libertadores, para isso esta formando um time forte, para competir com os grandes da Argentina, que ultimamente estão papando tudo. PRA CIMA DELES PEIXE!!!

    Polícia “varre” bairro em ação conjunta


    Jardim Alvorada
    Umuarama - As ruas do Jardim Alvorada ficaram completamente tomadas, na tarde de ontem (7), com a presença de todo o efetivo das forças de segurança de Umuarama. Em uma ação conjunta, os agentes das policias Civil, Militar e da Guarda Municipal ocuparam todo o território para abordarem suspeitos e procurarem por produtos ilícitos. Durante a operação, drogas e objetos roubados foram encontrados às margens de um córrego no fundo do bairro. Duas pessoas foram presas. 
    Aurora - que significa o mesmo que Alvorada - foi o termo escolhido pelos policiais para dar nome à operação, que contou com a presença de mais de 50 agentes. Distribuídos por vários pontos de bloqueio montados ao longo das ruas do bairro, os policiais tinham como missão abordar suspeitos e vasculhar o território. Logo nas primeiras horas da operação, uma das equipes abordou o jovem Silvio César de Oliveira, que tinha contra si um mandado de prisão em aberto por roubo. Em outro bloqueio, mais uma prisão. Durante uma abordagem a mais um suspeito, os policiais flagraram Agnaldo Flausino, 20, portando 15g de maconha e sete pedras de crack. Aos agentes, Flausivo revelou ter pago R$ 30 pelo produto, que seria levado para Cafezal do Sul. 
    Para varrer uma área de mata fechada a procura de produtos ilícitos, a Operação Aurora contou com um triunfo. A 5ª Cia Independente de Policia Militar (5ª CIPM) empregou para o trabalho o apoio dos alunos-soldados. "Primeiro fizemos uma varredura completa pelo terreno para garantir que não haviam armadilhas. Depois eles foram enviados para vasculharem a área a produtos desses objetos, quando vários produtos foram encontrados. Esse tipo de trabalho permite a eles mais um aprendizado", informou o major Ênio Soares dos Santos, que participou dos trabalhos. 
    A varredura pelo mato foi ainda mais frutuosa para a Operação Alvorada. Escondido em meio a vegetação, dezenas de objetos tomados de vítimas de crimes em Umuarama foram encontrados. Bolsas, documentos, eletrônicos e até uma caixa de cozinha de caminhão foram encontrados. Em um dos pontos vasculhados, os alunos-soldados encontraram uma arma artesanal e dezenas de metros de afiação elétrica cortada provavelmente de algum imóvel.
    Investigação - À frente dos trabalhos de investigação da Operação Aurora, o Núcleo de Inteligência da Policia Civil (NIPOL) e o Grupo de Diligências Especiais (GDE) comemoraram o resultado. "A comunidade solicitou nossa presença aqui através de denúncias anônimas. Esse tipo de operação mostra a importância do trabalho integrado da polícia e da participação da população", disse o delegado Edgar Dias Santana.
    Continuidade

    Ações como a Operação Aurora devem se disseminar pela cidade toda, garantiram o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP), Pedro Fontana e o major da 5ª CIPM, Ênio Soares dos Santos ao Ilustrado. "Essa operação teve origem após o recebimento de uma série de denúncias da comunidade pedindo a nossa presença aqui. Após fazermos um estudo de inteligência, reunimos as forças policiais da cidade e viemos pra cá para responder", disse Fontana. 
    Para o major da PM, a comunidade precisa mesmo cobrar os policiais, que são "servidores". "Nós estamos aqui para servir e devemos ser cobrados, chamados e informados pela população para que façamos nosso trabalho mais acertado", opina.
    Os comandantes já planejam ações rotineiras como a Operação Aurora para combater o crime na cidade. "O canal está aberto. Estamos recebendo denúncias através do 197 (Polícia Civil) 190 (Polícia Militar) e 181 (Narcodenúncia). A intenção é onde a comunidade nos chamar estarmos prontos para atender", concluiu Fontana.

    Prefeitura recadastra contribuintes.


    Umuarama - A Prefeitura de Umuarama está iniciando, junto com a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), uma campanha de recadastramento dos contribuintes municipais. O objetivo é corrigir uma distorção que atinge cerca de 40 por cento dos cadastros existentes nos arquivos da Secretaria da Fazenda. Por exemplo: existe um mesmo número de CPF para vários contribuintes.
    Conforme informação da diretora da Secretaria, Lindalva Novais, tem ocorrido com certa freqüência situações de constrangimento para o contribuinte. Como aparece o número do CPF e apresenta débito junto à administração, a Secretaria encaminha para cobrança judicial. E aí se observa que o número do documento existente na Prefeitura não confere com o do contribuinte. "Precisamos corrigir essa situação que nos tem causado sérios problemas", diz a diretora.
    A primeira providência foi imprimir uma folha que está anexada ao carnê do IPTU, com a frase "confira os dados de seu imóvel". No carnê consta o nome do contribuinte, o endereço e o número do CPF. Caso os dados não confiram com a realidade, o contribuinte deve preencher os espaços da referida folha que em seguida deve ser destacada e depositada em urnas que a Secretaria da Fazenda está instalando nas agências bancárias conveniadas e nas casas lotéricas que recebem tributos municipais, além da própria Prefeitura.
    Estão sendo distribuídos pelos Correios pouco mais de 38 mil carnês com os valores do IPTU referente ao exercício de 2011. No pagamento à vista está sendo oferecido desconto de 20 por cento, desde que o recolhimento seja feito até 15 de fevereiro. Pagamento em três parcelas, desconto de 10 por cento, sendo que a primeira também deve ser recolhida até dia 15 do próximo mês. Ou o contribuinte pode optar por parcelar o pagamento em 10 vezes. Nesse caso, o primeiro vencimento será em 15 de março. 

    07 janeiro 2011

    Presos celebram Natal durante três dias com muita cerveja e cocaína.

    Foto tirada por celular dos presos / Fotos da festa foram aprar em um site de relacionamento, o que teria provocado ameaças do chefe da carceragem. As imagens mostram os detentos ao lado de cocaína e caixas de cerveja



    Os detentos da cadeia de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do estado, comemoraram o Natal realizando festas regadas a bebidas alcoólicas e drogas supostamente fornecidas por agentes carcerários. Em reportagem exibida nesta sexta-feira (7) na RPC TV Maringá, os presos aparecem em vídeos e fotos se divertindo dentro das celas.
    As imagens feitas através de um telefone celular mostram um carcereiro arrecadando dinheiro dos presos para comprar mais de mil latas de cerveja. Em entrevista à RPC TV, um dos presos disse que foram gastos cerca de R$ 3 mil para a festa, sendo que R$ 1,6 mil foram utilizados como taxa para a entrada das bebidas nas celas. Além disso, foram pagos R$ 20 por caixa de cerveja.
    A confraternização reuniu cerca de cem detentos e teria durado três dias. Fotos feitas pelos presos também mostram os entorpecentes consumidos no local, como cocaína e maconha. “As drogas foi pagado mais de R$ 400 por pote”(sic), disse o detento.
    Questionado sobre a utilização do celular dentro da cadeia, o detento revelou que a presença destes aparelhos é muito comum. “Isso aqui é normal, você pagando aí para a carceragem não tem problema.”
    Presos receberam ameaças
    A denúncia foi feita pela mulher de um detento. Segundo ela, a decisão foi tomada após a divulgação das fotos da festa em um site de relacionamentos, quando ps presos passaram a receber ameaças do chefe da carceragem.
    O delegado chefe da delegacia de Campo MourãoJosé Aparecido Jacovós, disse que, assim que teve conhecimento da festa e viu as fotos , afastou os dois auxiliares de carceragem que aparecem nas imagens , que também foram indiciados por corrupção. “Assim que chegou ao nosso conhecimento, eu determinei ao delegado adjunto que instaurasse inquérito policial, afastasse os funcionários e os convocasse imediatamente para interrogatório pelos crimes de corrupção e prevaricação”.
    Ainda de acordo com Jacovós, a denúncia de tortura feita pelos presos contra o chefe de carceragem será investigada. 
    Fonte RPC Tudo Paraná

    Carro elétrico carrega a bateria por wireless.

    Os carros elétricos não são uma novidade tecnologica. Mas o que se viu na CES 2011 este ano pode significar o fim dos postos de combustível. A empresa Fulton Innovation desenvolveu um sistema que carrega a bateria do carro elétrico sem a necessidade de um conector de energia. Basta estacioná-lo sob uma base, que transmite a eletricidade por indução.

    O veículo é um lindo Tesla vermelho, que está estacionado no meio do salão principal da CES, em cima de uma base elétrica. E obviamente que a Fulton também criou um aplicativo para smartphones que dá o status da carga ao dono do veículo.

    Bruno Ferrari, de Las Vegas

    Deputado Estadual de Umuarama, pode ser Presidente da Assembléia.


    PSDB terá dois candidatos na Assembleia do PR


    PSDB x PSDB: Nelson Garcia deverá enfrentar Valdir Rossoni na ALEP.
    Vai se consolidando o racha na base governista da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O PSDB deverá apresentar dois candidatos à presidência da Casa no próximo dia 1º de fevereiro, quando também serão eleitos os demais membros da mesa.
    O deputado Valdir Rossoni não está conseguindo construir a tão sonhada candidatura única. Ele deverá enfrentar outro colega tucano, o deputado Nelson Garcia, que conta com a simpatia de parlamentares de todos os partidos.
    O governador Beto Richa (PSDB) tem avisado que não vai interferir na disputa do legislativo estadual.
    Contribui para o movimento anti-Rossoni na ALEP o apetite exagerado por cargos. A fome em proporções pantagruélicas do tucano assusta o governo e os deputados, que perdem cada vez mais espaços nas regiões do interior.
    Os parlamentares do PMDB, por exemplo, dão gritos em virtude do sufoco que estão passando; os deputados do PDT também estão descontentes, pois exigem mais cargos.
    Um deputado do PSDB informou ao blog nesta sexta-feira (7) que a temperatura será “elevadíssima” na Assembleia a partir da semana que vem.
    Fonte: Blog do Esmael

    Suspeitos de homicídio e roubos são presos em Apucarana.

    Policias da 17.ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, em ação conjunta com policiais militares do 10.º Batalhão, montaram uma operação, na manhã desta sexta-feira (7), para desmantelar uma quadrilha que praticava furtos, roubos e homicídios na região. Foram apreendidos dois adolescentes, ambos de 15 anos, e preso Maicon Cirilo Teodoro, 23. 

    Foram cumpridos um mandado de prisão e cinco de busca e apreensão. Nos depoimentos ficou constatada a participação de Teodoro no homicídio de Anderdon de Oliveira, ocorrido em dezembro, e também a participação dos adolescentes em um furto e quatro roubos praticados recentemente em estabelecimentos comerciais de Apucarana. 

    Foram apreendidos com grupo, objetos pertencentes às lojas roubadas, munição calibre 22 e a faca utilizada no assassinato de Oliveira. Teodoro foi encaminhado ao Setor de Carceragem Temporária da Delegacia de Apucarana. Os adolescentes encaminhados para setor especial da Subdivisão.

    Agências do Trabalhador ofertam mais de 15 mil vagas de emprego -

    As Agências do Trabalhador do Paraná ofertam nesta sexta-feira (07) mais de 15 mil vagas de emprego. No início da semana o total de vagas disponíveis era de cerca de 9 mil, o que representa um aumento de mais de mil vagas por dia. “A expectativa é que este número aumente ainda mais na próxima semana, pois várias empresas retornam das férias coletivas”, afirmou o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli. 

    SETORES - As atividades relacionadas a serviços, comércio e indústria e construção civil são as que mais abrem vagas. A atividade com maior número de postos de trabalho a serem preenchidos é a de alimentação. 

    Existem oportunidades para trabalhadores de todos os perfis: homens, mulheres, com ou sem experiência, para qualquer nível de escolaridade. Mais de 50% das vagas não exigem experiência. 

    Algumas das ofertas disponíveis: 190 vagas para auxiliar de produção (média salarial de R$ 900), 240 vagas para supermercados (média salarial de R$ 700), 15 vagas para mestre de obras (média salarial de R$ 1.700), 20 vagas para eletricista (média salarial de R$ 1.100), 60 vagas para carpinteiro (média salarial de R$ 1.100), 90 vagas para motorista (média salarial de R$ 1.200), 20 vagas para vendedor (média salarial de R$ 1.500), 6 vagas para açougueiro (salário de R$ 1.300), 2 vagas para analista contábil (salário de R$ 2.000). 

    A Agência do Trabalhador de Curitiba é a que soma o maior número de oportunidades, hoje são 5.642. Nesta primeira semana do ano 6 mil pessoas já estiveram no local em busca de um emprego. Também estão com uma grande oferta de vagas os municípios de Londrina (1.629), Maringá (1.241) e Cascavel (541). 

    Em Curitiba, as empresas que estão precisando contratar podem entrar em contato com a Agência do Trabalhador, pelo telefone 3883-2200 ou acessar a página da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (www.setp.pr.gov.br). Na página, existe o Portal do Empreendedor, onde as empresas podem se cadastrar e abrir as vagas, de modo rápido e prático. 

    Os candidatos também podem fazer um pré-cadastro e reserva de vagas no site da Secretaria, através da Agência Virtual. “É uma maneira de evitar filas e possíveis demoras no atendimento”, explica Romanelli.

    Vendas de veículos importados crescem 144% em 2010.

    A estabilidade do dólar, o acesso ao crédito e os lançamentos puxaram as vendas de veículos importados no Brasil em 2010. Nos 12 meses do ano passado foram emplacadas 105.858 unidades, volume 144% superior ao registrado no mesmo período de 2009, quando saíram das concessionárias 43.365 veículos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).
    De acordo com a entidade, as 30 marcas associadas - entre elas Audi, BMW, Porsche, Ferrari, Kia, Volvo, Land Rover e Chery - emplacaram em dezembro 13.484 unidades contra 9.656 em novembro, alta de 39,6%. Em relação a dezembro de 2009, quando foram comercializadas 5.719 unidades, o crescimento é de 135,8%, com 13.484 veículos. Na época, as vendas haviam sido afetadas pela crise mundial e pelo aumento do dólar.
    “Dezembro é um mês bom para todo mundo, mas o aquecimento das vendas no mês também é explicado pela falta de carros nas concessionárias em novembro, o que criou uma demanda reprimida”, afirma o presidente da Abeiva, Luiz Gandini.
    O presidente da entidade comparou o volume de 2010 ao de 1995, último recorde do setor com 119.543 vendas no atacado. No ano passado foram comercializadas 118.873. “Apesar de chegarmos perto dessa marca, a nossa participação de mercado caiu, pois em 95 tínhamos 1,7 milhão de unidades vendidas em todo o país e em 2010 foram 3,3 milhões”. No atacado, a participação da Abeiva é de 3,59%. No ano recorde chegou a 6,92%.
    Ameaça ao mercado nacional
    De acordo com Gandini, muito se fala do aumento das importações, mas o maior volume importado vem das montadoras instaladas no Brasil. “Os associados da Abeiva não são uma ameaça”, fala Gandini sobre as medidas do governo para conter a desvalorização do dólar.
    Segundo dados da entidade, do total de veículos vendidos no mercado brasileiro em 2010, 80,25% (2.671.349 unidades) foram carros fabricados no país, 16,57% (551.397 mil) foram modelos importados pelas montadoras e 3,18% importados pelas filiadas à Abeiva.
    Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o aumento das vendas de automóveis importados no país "não assusta", mas afirma que a forte presença de importados já começa a afetar a rentabilidade das montadoras instaladas no Brasil.
    De acordo com a Anfavea, em 2008, os importados respondiam por 13,3% das vendas. Em 2009, esse porcentual subiu para 15,6%, chegando a 18,8% no ano passado.
    Projeções para 2011
    Apesar das incertezas sobre o câmbio, a Abeiva projeta para 2011 crescimento de 57%, com 165 mil unidades vendidas no mercado nacional.
    “Mesmo com uma possível alta do dólar, que segundo a previsão dos associados ficará em R$ 1,90, teremos novas marcas operando no Brasil, como a JAC, e com elas novas concessionárias”. Atualmente, as associadas à entidade têm 560 lojas. Em 2009, eram 379 unidades.
    Se a previsão se confirmar, a participação de mercado das empresas associadas à Abeiva deve passar para 4,4%.

    Repórter é presa no Parana.


    Conexão Brasília.

    É verdade: tem jornalista que faz tudo por notícia. Mas a repórter de televisão Maritania Forlin, 25 anos, foi longe demais. Associou-se ao tráfico em Campo Mourão para ser "abastecida" com notícias.

    Veja na reportagem da RPC-TV os detalhes dessa história bizarra e pesadíssima. Ao pé da letra, a moça conseguiu a proeza de ser o avesso do Tim Lopes.

    Lâmpada comum vai sumir da casa do brasileiro.

    Getty Images





























    Da Agência Brasil

    As lâmpadas incandescentes vão desaparecer da casa dos brasileiros. A ideia é substituir todas as lamparinas comuns vendidas no mercado por versões mais econômicas. Uma medida publicada nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União define que as lâmpadas comuns serão completamente substituídas no país até 30 de junho de 2016.

    A medida é fruto de um acordo entre os ministérios de Minas e Energia, de Ciência e Tecnologia e de Indústria e Comércio após uma consulta feita com os consumidores.
    Fazem parte da regulamentação as lâmpadas incandescentes de uso geral, exceto as incandescentes com potência igual ou inferior a 40 W (Watts); incandescentes específicas para estufas – de secagem e de pintura – equipamentos hospitalares e outros; incandescentes refletoras/defletoras ou espelhadas, entre outras.
    As lâmpadas fluorescentes compactas são consideradas, atualmente, as melhores opções para substituir as lâmpadas comuns, porque fornecem quantidade maior de luz com um custo energético muito inferior à tecnologia incandescente.
    No mercado brasileiro existem 147 modelos de lâmpadas incandescentes etiquetadas, de quatro fabricantes diferentes. Estima-se que a lâmpada incandescente seja responsável por aproximadamente 80% da iluminação residencial no Brasil.
    O mercado brasileiro consome atualmente cerca de 300 milhões de lâmpadas incandescentes e 100 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas.
    De 30 de junho de 2012 até 30 de junho de 2016 – a não ser que surja uma nova tecnologia que permita às lâmpadas incandescentes se tornarem mais eficientes – esse tipo de produto será banido do mercado, segundo técnicos do Ministério de Minas e Energia.
    De acordo com o ministério de Minas e Energia, as tecnologias que envolvem os sistemas de iluminação se desenvolveram rapidamente, nos últimos anos, disponibilizando equipamentos com mais eficiência e durabilidade.
    Paradoxalmente, aumentou também a preocupação com a escassez de energia e a busca de soluções que contemplem a boa iluminação conjugada a equipamentos mais eficientes e formas inteligentes de utilização.