Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Apresento o Programa Jornal 60 Minutos Rádio Bianca-Umuarama Pr

04 setembro 2011

Partidos Políticos são favoráveis ao aumento de Vereadores de Goioerê!!

 A questão do aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Goioerê foi tema de discussão em reunião realizada na tarde de sexta-feira entre vereadores e dirigentes de 12 partidos políticos, e a maioria dos representantes dos partidos se manifestou favorável ao aumento do número de vereadores de nove para 11 a partir de 2013.
              Os partidos que se manifestaram favoráveis ao aumento do número de vereadores destacaram principalmente o fator da representatividade, que com mais vereadores mais comunidades de Goioerê seriam representadas no Legislativo, e que com mais vereadores ficaria mais difícil de o Executivo usar os vereadores como massa de manobra.
              O presidente do PMDB, o ex-prefeito Antonio Sena, destacou que a oposição funcionou em Goioerê quando havia 13 vereadores na Câmara Municipal. “Com mais vereadores é mais difícil para o prefeito controlar o legislativo” – salientou.
              Dos partidos representados na reunião, o DEM, o PSDB e o PSC se declararam favoráveis à manutenção de nove vereadores na Câmara Municipal de Goioerê. Já os partidos PMDB, PSD, PTB, PPS, PV, PT, PP, PRTB, PSB e PTB se manifestaram favoráveis à ampliação para onze vereadores.
              Apesar desta posição, nenhuma medida deverá ser tomada de imediato. Está tramitando na Câmara Municipal uma emenda à Lei Orgânica que fixa o número de vereadores em nove. A emenda é assinada por quatro vereadores – Enézio Ferreira Lima, Betinho Lima, Marcelo haga e Herley Kleber Dantas de Oliveira - , mas precisa de seis votos para ser aprovada.
              Se a emenda não for aprovada a decisão sobre o número de vereadores que a Câmara de Goioerê terá a partir de 2013 ficará nas mãos da justiça e existe a expectativa de que esta fixação poderá ser pelo número máximo permitido pela Constituição Federal, ou seja, 11 vereadores.

              O projeto de emenda à Lei Orgânica será lido na sessão de segunda-feira, 5, e a primeira votação deverá acontecer no dia 19 de setembro, com a segunda discussão ocorrendo no dia 3 de outubro. Nas duas votações são necessários seis votos a favor da emenda para que o número de vereadores seja fixado em nove. 

Vereador é morto após anunciar candidatura a prefeito em Alagoas!!


PETRÔNIO VIANA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MACEIÓ

O vereador do município de Anadia (98 km de Maceió) Luiz Ferreira de Souza (PPS), 61, foi morto a tiros na tarde de sábado (3), pouco depois de anunciar sua candidatura a prefeito na eleição de 2012 em um programa de rádio.
Ferreira foi atingido enquanto trafegava na rodovia AL-450, quando voltava do município de Marimbondo, onde apresentou o programa de rádio, para Anadia. Segundo a Polícia Civil de Alagoas, pelas marcas deixadas no asfalto, o carro do vereador_um Siena prata_ foi fechado por outro veículo onde estavam os atiradores, que disparam ao menos 12 tiros contra ele. O vereador morreu no local.
Souza era cirurgião e foi diretor do Hospital Geral do Estado, em Maceió. Ele era também conselheiro de um clube de futebol e professor da Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas).
A Polícia Civil de Alagoas não descarta a hipótese de que o crime tenha tido motivação políticas. Até a tarde deste domingo (4), a polícia de Alagoas não tinha pistas dos autores do assassinato.
O delegado Mário Jorge Barros, da Delegacia de São Miguel dos Campos, responsável pela investigação, não quis comentar as linhas de investigações.
O dirigente do PPS alagoano Juca Carvalho disse que Souza era pré-candidato do partido à Prefeitura de Anadia. Ele disse acreditar na possibilidade de que o crime tenha motivação política.
"O PPS já entrou em contato com o secretário Dário César [Defesa Social] e cobrou celeridade na apuração do crime. O vereador era um homem conceituado, pacato. Era um humanista, que nunca se meteu em confusão", disse Carvalho.
O ambientalista Anivaldo Miranda, também integrante do PPS-AL, disse que se a morte do vereador não for solucionada há o risco de que outros crimes ocorram com a proximidade das eleições.
"Esse pessoal sente um clima de impunidade e começa a botar as unhas de fora. Quando a segurança fraqueja, o que se vê é a velha cultura do trabuco", disse.
Na noite de sábado, a prefeita de Anadia, Sânia Tereza (PT), divulgou uma nota de pesar pela morte do vereador.
Segundo a nota, o vereador era apontado como provável sucessor de Sânia Tereza, que não deverá tentar a reeleição em 2012. O vereador era da bancada de apoio à prefeita.