Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Apresento o Programa Jornal 60 Minutos Rádio Bianca-Umuarama Pr

03 setembro 2011

REFLEXÃO: Reduzir vereadores ou diminuir custos da Câmara Municipal ?


Muito se tem debatido sobre a questão do número de vereadores nas Câmaras Municipais. Sob protestos algumas Câmaras têm aprovado o aumento no número dos edis e, outras mantendo o atual número. Acredito que não basta discutirmos a redução do número de vereadores na câmara, o que precisamos analisar é os custos com os vereadores nas Câmaras Municipais.
Em Umuarama, a partir de 2005, houve uma redução de 19 para 10 vereadores, no entanto, os custos que eram de 6% do orçamento continuaram no mesmo patamar. Hoje temos 10 vereadores e os custos continuam sendo os mesmos 6% do orçamento. Perdemos representatividade e não ocorreu redução nas despesas. Entendo que se a discussão é redução de gastos, o que precisamos é diminuir as despesas através da redução do orçamento da câmara.
Desta forma, diminuir a representatividade na câmara é diminuir a força do eleitor. O papel do vereador é legislar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. O que precisamos refletir é a nossa conduta como eleitor na hora de votar e escolher aqueles que verdadeiramente nos representam. A responsabilidade de escolher corretamente aqueles que vão nos representar bem no Legislativo é do eleitor. Quanto mais pessoas honestas e comprometidas na câmara, melhor para a população.
Penso que devemos refletir se queremos diminuir os custos da câmara municipal de Umuarama. Se for esse o desejo, deveremos fazer sim uma campanha para diminuir as despesas com os vereadores e não fazer campanha para reduzir a quantidade de vereadores, pois eles são a nossa representatividade no Poder Legislativo. Não podemos comparar um município como Umuarama com uma população superior a 100 mil habitantes com municípios com 3, 4 ou 10 mil habitantes, ou seja, termos a mesma quantidade de representantes para tratar diferentes problemas e proporcionalmente maiores.
É óbvio que se conseguirmos elevar o número de vereadores sem alterar os custos do Legislativo, ou seja, mantermos os mesmos 6%, ou até mesmo diminuir este percentual do orçamento, a população como um todo será beneficiada, pois, mais representantes significa mais idéias para serem debatidas e um número maior de pessoas serão diretamente beneficiadas. Cada eleitor sente mais liberdade em procurar o seu vereador para sugerir, pleitear, indagar. O eleitor não se sente a vontade para buscar apoio em vereador no qual não votou. Com isso, mais representantes, significa maior acesso do eleitor nas discussões do Legislativo. Portanto, devemos sim discutir o orçamento da Câmara de vereadores e não a diminuição destes.

Antonio Comparsi de Mello

Santos rompe com empresário e suspeita de notícia plantada sobre venda de Neymar

A notícia sobre a suposta venda de Neymar para o Barcelona movimentou o Santos neste sábado. Além de o presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, negar a negociação, o clube também rompeu com Wagner Ribeiro, empresário do atleta, e suspeita que o agente foi o responsável por “plantar” a história sobre a transferência na imprensa.

Na edição deste domingo do Jornal da Tarde, que já está disponível na internet, a publicação informa que o Santos aceitou negociar Neymar com o Barcelona por 60 milhões de euros. O atacante, no entanto, passaria a defender o clube catalão apenas em 2013.
Segundo o UOL Esporte apurou, o Santos realmente mantém conversas com o Barcelona sobre uma possível venda de Neymar. Há duas semanas, Fernando Silva, que é um consultor da diretoria santista, viajou à Espanha para conversar com dirigentes do clube catalão. Voltou ao Brasil com uma proposta verbal de 55 milhões de euros pelo futebol do atacante, mas nada oficial.
Além disso, no fim da tarde da última sexta-feira, o presidente do Santos teve uma reunião de emergência com membros do Grupo Guia (uma espécie de conselho informal do mandatário) em São Paulo. O assunto em pauta foi, justamente, a negociação de Neymar com o Barcelona.
Todos os trabalhos envolvendo a ida de Neymar para o Barcelona estão sendo feitos diretamente entre os dois clubes. Wagner Ribeiro, que é empresário do atleta, foi deixado de lado, já que tem portas fechadas no clube catalão e defende os interesses do Real Madrid na negociação.
Dessa forma, dirigentes santistas analisam que o próprio Wagner Ribeiro teria sido o responsável por vazar à imprensa que a venda de Neymar para o Barcelona teria sido sacramentada, tentando assim atrapalhar o negócio. Caso o atacante realmente feche com o clube catalão, o empresário não ganhará nada, diferentemente do que pode acontecer caso o destino do craque seja o Real Madrid.
“Isso é absolutamente repetitivo e monótono. Não vendi, não quero vender, o jogador quer ficar, e alguém com algum outro interesse colocou essa notícia. Eu não minto e, se não pudesse confirmar, diria que existe uma cláusula de confidencialidade. Mas nesse caso eu digo com todas as letras que não vendi”, disse o presidente santista, neste sábado, ao UOL Esporte.
A reportagem entrou em contato por telefone com Wagner Ribeiro, mas o empresário não atendeu às ligações até a publicação desta matéria.