Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Apresento o Programa Jornal 60 Minutos Rádio Bianca-Umuarama Pr

05 janeiro 2011

Começa a distribuição dos carnês do IPTU.

Umuarama
Umuarama - A Prefeitura de Umuarama entrega aos Correios nesta quarta-feira (5/1) os carnês que serão distribuídos aos proprietários de imóveis urbanos do município (sede e distritos) a partir de amanhã, com os valores IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referentes ao exercício de 2011.
Os Correios só não entregarão os carnês aos proprietários dos terrenos vazios que não possuem endereço cadastrado na Prefeitura. "Esses contribuintes deverão retirar os carnês diretamente na Secretaria da Fazenda, na Prefeitura", informa o secretário Armando Cordts Filho, da Administração e Fazenda. Ele acrescenta que no total, foram impressos 38.130 carnês.
Beneficiam-se da isenção do recolhimento do valor correspondente ao imposto predial, o proprietário que possuir uma única residência com área construída não acima de 70 metros quadrados e cuja renda familiar não se ultrapasse 2 salários mínimos (nessa categoria de benefício não está incluído apartamento); o aposentado com idade acima de 60 anos, com único imóvel e renda familiar de até 2 salários mínimos; deficientes físicos e viúvas, também proprietários de imóvel único e com renda familiar não superior a 2 salários mínimos. "Convém ressaltar que a isenção se refere ao imposto predial e não ao recolhimento das taxas, como de coleta de lixo, por exemplo", informa o secretário.
A Prefeitura vai conceder um desconto de 20 por cento para quem pagar o IPTU em cota única até o dia 15 de fevereiro. O contribuinte que optar pelo pagamento do imposto em 3 parcelas, o desconto será de 10 por cento, com o primeiro recolhimento também até 15 de fevereiro. E, por fim, o pagamento do IPTU poderá ser feito em 10 parcelas, com o primeiro vencimento em 15 de março.
Armando Cordts Filho acrescenta que, em relação ao ano passado, o valor do IPTU foi reajustado em 5,5 por cento, "pouco abaixo do índice do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)". Também informa que a Prefeitura executou uma nova medição dos imóveis em 2010 para atualização da área das construções. Nesse ponto, segundo ele, o valor do IPTU de alguns imóveis pode ter uma diferença maior do que os 5,5 por cento se comparado ao valor lançado no exercício anterior. "Não se trata, portanto, de aumento maior no valor do IPTU, mas sim no tamanho da construção em relação à metragem anterior", explica. 
O valor total do lançamento do IPTU passa dos 17 milhões de reais. A exemplo do que ocorreu em 2010, a administração espera receber mais de 80 por cento do total de carnês lançados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário